Presidente da Comissão da União Africana confirma participação na Bienal de Luanda

Ministra saudando Moussa Faki

Por
Bienal de Luanda
18 Outubro 2023

Presidente da Comissão da União Africana confirma participação na Bienal de Luanda

O Presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki, confirmou a sua participação na 3.ª edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-violência - Bienal de Luanda, que decorrerá de 22 a 24 de Novembro do ano em curso, na capital angolana.

Moussa Faki assegurou a sua participação na audiência de cortesia que concedeu, no dia 13 de Outubro, em Addis Abeba, capital da Etiópia, à Coordenadora da Comissão Multissectorial da Bienal de Luanda, Ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen. 

Na ocasião, o Presidente da CUA realçou a importância da Bienal de Luanda, enquanto Plataforma de Promoção e Divulgação da Cultura de Paz e Diálogo Intergeracional, que deve servir de inspiração para a manutenção da ordem constitucional em todos os países africanos.

Por sua vez, a Coordenadora da Comissão abordou o engajamento do Presidente da República de Angola e Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação, João Manuel Gonçalves Lourenço, na busca de soluções pacíficas para a resolução de conflitos no continente africano, e na promoção da cultura de paz, educação e cidadania africana através da realização da Bienal de Luanda.

Dalva Ringote Allen referiu, igualmente, que Angola está a organizar a Bienal como uma plataforma de divulgação e implementação da cultura de paz, onde o diálogo regular sobre temas como a educação, reconciliação, segurança energética e alimentar, protecção ambiental, transição democrática de poderes, género e inclusão de jovens e mulheres nos centros de decisão passam a ser vistos como premissas geradoras de desenvolvimento sustentável de África.

A confirmação da participação de Moussa Faki na Bienal de Luanda decorre do convite formulado pelo Chefe de Estado angolano no transacto dia 9 de Outubro. O embaixador de Angola na República Federal da Etiópia, Miguel Bembe, foi o portador da missiva.

A edição 2023 da Bienal de Luanda, que vai decorrer sob o lema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”, é organizada em conjunto com a União Africana e a Organização das Nações Unidas para e Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Últimas Notícias